ORIENTAÇÃO E ESTRATÉGIA
O Centro Paroquial e Social de Guilhadeses prossegue o bem público eclesial na sua área de intervenção, de acordo com as normas da Igreja católica, e tem como fins a promoção da caridade cristã, da cultura, educação e a integração comunitária e social, na perspectiva dos valores do Evangelho, de todos os habitantes da comunidade onde está situado, especialmente dos mais pobres.
Define a sua missão, visão, valores e estratégia na ação caritativa à luz da Doutrina Social da Igreja.
O Centro Paroquial e Social de Guilhadeses tem por missão prestar serviços de apoio social e contribuir para a promoção integral de todas as pessoas num espírito de solidariedade humana, cristã, social e cultural.
O Centro Paroquial e Social de Guilhadeses ambiciona desenvolver juntos dos seus utentes, famílias e comunidade em geral, serviços de apoio social com qualidade técnica e humana.
Propõe-se defender e ter sempre presente:
- O conceito unitário e global da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade;
- O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todas as pessoas;
- O espírito de convivência e de solidariedade social como fator decisivo do trabalho comum, tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias e demais agrupamentos e da comunidade paroquial;
- Que é um serviço da Paróquia, como comunidade cristã, devendo, assim, proporcionar, com respeito pela liberdade de consciência, formação cristã aos seus utentes e não permitir qualquer atividade que se oponha aos princípios cristãos;
- Na medida em que a prática o aconselhe e os meios disponíveis o permitam, o Centro poderá ainda exercer outras atividades culturais, educativas, desportivas, recreativas, de assistência e de saúde.
No desempenho da sua missão urge que todos de forma responsável cumpram e assegurem os objetivos definidos, seguindo a orientação de um conjunto de convicções tais como:
- O respeito pela identidade e missão do Centro Paroquial e Social de Guilhadeses;
- Determinação nas funções que lhe couberem;
- Zelo pelos interesses institucionais;
- Valorização da condição humana;
- Solidariedade social;
- Justiça, honestidade e confidencialidade no cumprimento do dever.